quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Como organizar uma Festa Infantil

As 8 etapas a serem cumpridas para a realização de uma festa infantil com sucesso:

1. Plano da festa
2. Lista dos convidados
3. Definição da data e horário tendo em conta os próximos factores
4. Definição do local da festa
5. Escolha o tema da festa
6. Alimentação
7. Lazer na festa
8. Plano do roteiro da festa


1. Plano da festa

O primeiro passo é o de planejar a festa. Sente-se com seu filho(a) e descubra que tipo de festa ele gostaria. Então verifique se seu orçamento, criatividade e energia comportam este desafio.
Se a resposta for não, faça uma adaptação na idéia para alguma idéia possível.

Se puder, tenha uma “ajudante” na organização. Desde o início da organização da festa, deve ter uma pessoa de sua confiança participando na estrutura do evento pois, sozinha, poderá não conseguir fazer tudo.


2. Faça a lista dos convidados

Considere conforme a possibilidade dos irmãos, parentes ou pais também virem. Veja abaixo as características conforme sua escolha de data e horário.
Após ter feito a lista considere que aproximadamente 15% das pessoas deixarão de vir.


3. Defina a data e horário levando em conta os próximos fatores:

Festa de Fim De Semana - As festas de fim de semana geralmente tem um maior número de pessoas, pois quando a criança convidada tem irmãos, os mesmos provavelmente virão já que o pai ou mãe ou ambos irão trazer os seus filhos.

Festas Durante a Semana - É raro acontecer, pois o irmão(ã) muitas vezes tem outras atividades porque os pais que trabalham, não o podem ir buscar e depois também acabam por não poder comparecer na festa. E o número de pessoas presentes na festa é de fato menor.

Festa Dentro Da Escola - As festas realizadas no interior da escola são as mais econômicas. O número de convidados se restringe as crianças sem a presença dos pais, parentes ou irmãos. Este tipo de festa é recomendado a partir dos 5 anos de idade. Se a festa for em Buffet Infantil, geralmente o custo é menor que em outros horários e a duração da festa também é menor.


4. Defina o local da festa

Se você deseja fazer a festa num buffet infantil, é importante definir o local com pelo menos 3 meses de antecedência. Antes de escolher o local, visite o mesmo e verifique se o mesmo tem condições para receber as crianças convidadas.

Além da estrutura do local, é interessante que o mesmo esteja localizado num local de fácil acesso, de preferência próximo da escola ou região onde predominam os convidados e o(a) aniversariante. Caso a festa se realize na escola, esta preocupação pode ser menor.

Se pretende fazer a festa em casa, deve verificar a disponibilidade de data se for utilizar o salão do Condomínio e conte que terá muito mais trabalho pela frente, o que tornará a festa também mais gratificante para quem a organiza. As vantagens da festa em casa são, efetivamente, a de tornar o evento mais versátil e ser exatamente ao seu gosto.

E neste caso se não pretender oferecer uma grande estrutura, o custo será menor e o horário da festa é também mais flexível. Apesar de dar mais trabalho como se referiu.


5. Escolha o tema da festa

O tema deve estar relacionado com a idade do(a) aniversariante. Além disso é necessário verificar se o personagem escolhido está disponível, pois às vezes, trata-se de um tema novo que ainda não oferece opções no mercado.


6. Alimentação

Conforme citado na etapa de data e horário, a alimentação deve ser definida de acordo com o horário da festa.
Se a festa for feita em casa, deverá ter em conta a quantidade de salgados, doces... que deve preparar.

Para melhor compreensão, leia mais em baixo o texto sobre a “Quantidade de Alimentos”.

Se optar por um buffet infantil, deverá apenas definir o cardápio não se preocupando com as quantidades.

O bolo e os doces são componentes de destaque da festa. Além de saborosos, devem ser bonitos e/ou criativos. Existem muitas pessoas ou pastelarias que fazem doces modelados com os personagens do tema da festa. Da mesma forma, o bolo pode ser feito com formato ou até com uma foto relacionada ao tema.


7. Animação na festa

O tipo de Animação está diretamente relacionado com a idade dos convidados.

Por outro lado, é sempre importante ter música no evento, por forma a agradar especialmente as crianças mas também os adultos que lá possam estar.

Relativamente aos serviços que pode ter no Aniversário. Caso dos Mágicos, Palhaços, Parques Insufláveis, Karaoke..., deverá ter sempre em conta o serviço face à idade do(a) aniversariante e com a média das idades dos convidados.

Por outro lado, se optar por um serviço de “Personagem”, verifique a possibilidade de relacionar este serviço com o tema da festa.

No caso dos Palhaços, também pode ser possível planejar brincadeiras e/ou histórias relacionadas com o tema da festa.




8. Plano Roteiro da Festa

A festa dura em média 4 a 5 horas. Considere que quase ninguém chega no horário marcado, com a exceção do tipo de festa realizada diretamente na escola.

A primeira etapa é a das brincadeiras se houverem monitores e/ou disponibilização dos brinquedos (Parques Insufláveis, Jogos diversos, etc).

A próxima etapa será a da apresentação do teatro ou qualquer outro Serviço contratado (Palhaços, Mágicos....).

Por fim, a etapa dos “Parabéns”.

Depois desta etapa, os convidados começam a se despedir e aí, geralmente, faz-se a entrega da Lembrança e também o Agradecimento pela presença.


Quantidade de Alimentos

Em primeiro lugar devemos considerar que a quantidade irá variar em função do horário da festa e dos convidados previstos.

Se a festa ocorrer no horário do almoço ou jantar, devem estar previstas 2 situações:

a) Oferecer uma refeição, em geral, uma massa com opção de molho ou duas massas cada uma com um molho diferente e uma salada simples e também salgados durante o resto da festa;
b) Oferecer salgados variados em quantidades maiores que o normal

Se a festa ocorrer à tarde:
a) Oferecer salgados variados.

Quantidades para cada ocasião:

Se a festa acontecer durante a semana, provavelmente o número de adultos será menor. Já no final de semana, deverão comparecer um maior número de adultos.

Festa à tarde:

CRIANÇAS:
5 salgados
2 doces
4 copos pequenos de refrigerante

ADULTOS:
6 salgados
3 doces
5 copos pequenos de refrigerante

Festa em horário de refeição:

CRIANÇAS:
1 prato de massa ou outro
3 salgados
2 doces
4 copos pequenos de refrigerante

ADULTOS:
1,5 pratos de massa ou outro
4 salgados
3 doces
5 copos pequenos de refrigerante

Quantidade de opções de salgados: 4 a 6
Quantidade de opções de doces: 3 a 4
Quantidade de opções de bebidas: 3 (2 refrigerantes e água)

domingo, 6 de novembro de 2011

AMIGO OCULTO OU SECRETO

Amigo Oculto Convencional
Separa-se os nomes das pessoas que vão participar do amigo "oculto". Coloca-se os nomes separadamente em papéis e dobra-se um por um. Coloque-os em um saquinho ou caixa para que todos os participantes tirem seu amigo oculto. Cada um deve guardar em segredo o que tirou e em um dia determinado, regado a festa e música entregamos os amigos ocultos. Geralmente isso é feito de diversas maneiras, por exemplo: um inicia, geralmente, de pé declarando características de personalidade e físicas do seu amigo "oculto" os outros participantes tentam adivinhar. Nesta hora vale tudo, inclusive fazer piadas a respeito daquele que tiramos. Quando as pessoas descobrem quem você tirou, o presente é entregue com abraços e coisa e tal. A pessoa geralmente abre o presente e os outros aplaudem.

Variação: em alguns países isso é feito com uma maior elaboração, ou seja, ao saber seu amigo oculto você deve se empenhar pelo tempo que resta até o dia da festa de entrega dos presentes, em escrever bilhetes secretos perguntando o que ele quer ganhar ou fazendo piada, e despistar ao máximo o seu amigo oculto. O ideal é despertar nele a desconfiança mas nunca a convicção.

Quero trocar o presente
Coloque todos os pacotes de presente dentro de uma cesta ou cima de uma mesa. Anote o nome dos participantes e coloque em uma caixinha. Sorteie um a um e cada sorteado tem direito a ir ao monte de presente escolher o que mais lhe agradar, pode decidir sem abrir os presentes, quando escolher poderá abrí-lo. O primeiro a escolher não terá direito a trocar o presente mas a partir do 2 se achar que o do número 1 é melhor que o que escolheu tem direito a roubá-lo. E assim por diante. O primeiro que foi sorteado no final terá direito a escolher o presente que quiser. A graça desse tipo de amigo oculto, é caprichar na embalagem, quem sabe colocando presentes pequenos em grandes caixas... vale a criatividade para impressionar.

Amigo da "Onça"
Este tipo de amigo oculto pode ser planejado junto ao amigo oculto convecional. Mas, lembre-se que só poderá ser feito entre pessoas muito amigas e que estão acostumadas a brincar umas com as outras e já se conhecem. Consiste em cada participante desenvolver ou comprar para o "amigo da onça" dele algo que venha contra as suas idéias pessoais, tentando "chatear" no bom sentido aquele quem tirou. Por exemplo: para um careca fazer uma peruca de meia tecida com fios de lã, para um atleticano dar algo do cruzeiro e etc. O que vale é o bom humor de todos na hora de abrir os presentes. Geralmente, essa brincadeira é feita junto a convencional e a pessoa abre os dois presentes deixando o amigo "oculto" para o final.

Amigo "Surpresa"
Este tipo de amigo "oculto" é feito em estilo relâmpago, ou seja, peça para os participantes levarem um presente unisex em valor estipulado anteriormente para a festa. Na hora o nome de todos é anotado e colocado em uma caixa. Cada participante deve tirar um papel e ficará sabendo na hora seu amigo "oculto" e a quem vai presentear aquele presente escolhido com tanto carinho por ele. Esse tipo de amigo "oculto" é feito geralmente quando as pessoas não têm muito tempo para reunirem para decidir sobre a brincadeira, ou seja, é uma maneira de abreviar e facilitar toda a organização da festa de confraternização.
Variação: tira o amigo oculto que o vizinho da direita por exemplo vai dar o presente.

Amigo oculto "as avessas
"
Quero sugerir uma variante do amigo oculto tradicional! Muitas vezes acontece que as pessoas não se conhecem muito bem, ou até ficam envergonhadas ao ter que falar algo sobre seu amigo e ficam meio que sem saber direito o que dizer. Nesse caso, em grupos grandes, pode se fazer a seguinte variante:
Alguém inicia a brincadeira se virando contra a parede, se escondendo do grupo. O coordenador pede que levante a mão quem tirou o nome daquela pessoa escondida, assim sendo o grupo sabe quem é o amigo oculto daquela pessoa. Aí, será o grupo quem dará as caracteristicas sobre essa pessoa e a pessoa que se escondeu terá que adivinhar quem a tirou. É bem divertido!
Sugestão: Vera - Professora - Estância Velha- RS

Amigo Oculto da fruta

Escolher o nome do amigo oculto e o presente será uma fruta.(escolher a fruta que mais se pareça com seu amigo oculto).
Sugestão: Elda - GO

Tipos de Amigo "oculto"
Apenas de CD's
Apenas de cartões e mensagens anônimas (ou não)
Apenas de versos
Apenas de chocolates
Apenas de vinhos
Apenas de calcinhas de desenhos
Apenas de bonés

Jogo do Amigo Oculto

O jogo procede como o convencional, sendo que na hora de falar o seu amigo oculto, uma pessoa ficaria questionando:
Se fosse um animal seria qual?
Se fosse um eletrodomestico seria qual?
Se fosse um carro qual o modelo?
E assim dentro da criatividade do grupo e o conhecimento o jogo se tornará bastante motivante e divertido. Caso tenham gostado por favor avise-me.
Sugestão: Rozangela Oliveira Azevedo - Ba

Amigo oculto participativo

No amigo oculto é feito sorteio igual ao convencional as pessoas se sorteiam e trocam presentes numa data estipulada de valor mínimo estipulado. A partir da data do sorteio até a entrega do presente, as pessoas vão cultivar o seu amigo secreto. A partir desta data voce manda bilhetinhos com mensagens, bombons, telefonemas, e-mail´s, e mostra que esta acompanhando de perto a vida dele. Só não pode se identificar até a hora da entrega do presente.
Sugestão: LEILA MAMEDE - Ba

Amigo oculto divertido
Fazer a brincadeira do amigo oculto divertido, com o sorteio no dia da entrega dos presentes, pelo fato de ser difícil reunir todos os participantes com antecedência para a realização do mesmo. Cada participante deverá levar um presente divertido. Os presentes têm que ser baratinhos (no máximo R$ 5) e bem cafonas. Nas lojas de preços populares (1,99) tem bóia, flor de plástico e um monte de coisa esquisita, quanto mais inusitado o presente, melhor fica a brincadeira. Não vale presente que humilhe o colega. Neste tipo de brincadeira a diversão começa desde o dia da compra do presente e vai até o dia da entrega.
Sugestão: Antonio Carlos Barbosa - SP

Amigo oculto "mímica"

Sugiro que a pessoa que tirou o amigo oculto antes de dar o presente tem que imitar a pessoa ou no modo de vestir, no jeito de andar ou até de falar o grupo tem que adivinhar quem é. Fica muito engraçado.
Sugestão: Ana Christina Góes - RJ

Amigo secreto super secreto:
Cada pessoa sorteia uma cartinha aonde explica toda a brincadeira, dia da revelação etc..., essa brincadeira só funciona no trabalho, pois todos são obrigados a trocar correspondência, pois você não sabe quem você pegou
pois na cartinha vem escrito: você é o "Pepe Legal" e pegou o " Zé Colmeia" , a pessoa não sabe quem é o
Zé Colmeia, vai ter que escrever uma cartinha: colocando por fora "de Pepe Legal" para "Zé Colmeia"
perguntando como ele é , e o que quer ganhar, mais nenhum dos dois podem se identificar.
No dia da revelação corre normal, " eu peguei o Zé Colmeia" surpresa dos dois lados. Nem a pessoa que elabora as cartinhas sabe quem vai pegar quem, mais reúne números de personagens de acordo com os participantes, nós fizemos dos personagens da Hanna Barbera, então foi só entrar no site e copiar as figuras pra facilitar a identificação nas cartinhas, e as pessoas acabam encarnando os personagem , tipo assim,quem pegou o Zé buscape, escrevia as cartas todas no estilo caipira, a Penelope charmosa, fazia as cartinhas rosas., e assim por diante. esse é o amigo secreto super secreto.
Sugestão: Nilce Jaworski - Curitiba - Paraná

Amigo Secreto Universal

Nosso amigo secreto foi desenvolvido visando a parte de integração de todos os colaboradores da empresa, desmitificando a imponência que alguns nomes de setores podem exercer sobre os outros, e acabando por criar pré-conceitos uns sobre os outros (ah, esse é da engenharia é arrogante, inatingível; esse é da produção, é mais um número...). Então, criamos o Amigo Secreto Universal! Um único amigo secreto para mais de 60 pessoas. A princípio, por livre vontade, as pessoas entram na brincadeira! Escolhe-se uma data limite para inscrições e outra pra realizar o sorteio! Para motivar as pessoas, ao invés de uma caixa de correio, teremos duas. Uma será para mandar mensagem para quem nós pegamos, e a outra será para receber mensagens de quem nos pegou! Assim, proporcionaremos a oportunidade de nos correspondermos com nosso amigo, aguçando a curiosidade e trocando informações importantes sobre pessoas com as quais, às vezes, convivemos mais do que com nossas próprias famílias! É muito interessante, pois descobrimos interesses semelhantes, em pessoas de setores distintos, o que auxiliou a integração, transformado-nos numa grande equipe!
Sugestão: Camila Curitiba - Paraná

Amigo Oculto "Solte sua voz"
Sugiro que o jogo se inicie como o convencional, porém na hora da entrega do presente, como algumas pessoas ficam tímidas para descrever as características do seu amigo, ou na maioria dos casos há participação de crianças que não sabem o que devem dizer. O mais fácil e muito divertido para o momento é cantar uma música...pode ser uma que o seu amigo goste muito de ouvir, ou então, que tenha as características dele. Ex: se você tirou uma 'jovem senhora' - não me interessa se ela é coroa, panela velha é que faz comida boa; ou se foi alguém com chulé-o sapo não lava o pé..., (nesse caso você pode substituir o sapo, por ele ou ela...). Solte sua voz, mostre seu lado cantor e divirta-se muito!
Sugestão: Camila Cruz Serra Ppinto Buna - São Luís - MA

Amigo oculto fotográfico
É bem legal para ambientes corporativos. Cada um leva uma foto de quando ainda era bebê; coloca em um envelope (todos devem ser iguais) cada pessoa pega um envelope e tenta adivinhar quem é a pessoa que está representada. No dia da revelação a pessoa diz o nome de quem tirou (ou acha que é) e entrega o presente.
E-mail: Abadia Auxiliadora - Uberlândia - MG

Amigo Oculto do dia
Começa como os outros, cada um pega um nome guarda em segredo, geralmente. Quando as pessoas descobrem quem você pegou é feito um outro sorteio para saber o que você deve dar ao seu amigo. Aí ao invés de darem presentes os cordenadores sorteiam o que você deve dar. Por exemplo: Dançar uma música lenta ou a música do tchã, cantar a música da Xuxa, imitar algum personagem, etc.
E-mail: Ana Maria - São José dos Pinhais - PR

Amigo secreto de aniversário
É feito igual aos outros amigos ocultos só que no final de ano, é feito o sorteio e quem você pegou receberá o presente só no dia que ele fizer aniversário.
Sugestão: Samuel Carlos de souza - E-mail: scarlosmoreno@hotmail.com - Arapoti - PR

Amigo oculto: 'cara metade'
O sorteio é feito na hora. Cada um péga um papel que terá um número e uma frase, sendo que 02 pessoas ficará sempre com o mesmo número (o 1º sempre começa a frase com 'Sou' e o 2º responde com 'Eu sou'), ex: Sou uma porta sem chave. A pessoa que tirou o mesmo número vai ler a frase: Eu sou a chave da sua porta e aí trocam de presentes. Você pode usar frases engraçadas de acordo com o perfil do grupo.
Sugestão: Adjane Dmasceno - Salvador - BA - E-mail: adjanesd@yahoo.com.br

Amigo "do Mico"
Há uma que acho legal.Você sorteia as pessoas como se fosse um amigo oculto;depois vc pede que cada um escreva em um papel o mico que deseja que a pessoa que ela sorteou pague;feito isso vc prossegue como se fosse um amigo oculto;quando a pessoa anunciar seu sorteado e disser qual o mico a pagar vem a surpresa:cada um vai pagar o mico que escolheu para o seu sorteado,ou seja, aquele que escolher algo bem sacana para o outro vai se dar mal.Entendeu a brincadeira?
Sugestão: cético.com - Site: http://br.answers.yahoo.com/

Sugestão CDOF: Ao final o que a pessoa desejou para o outro será ela mesmo quem deve fazer...( "Aquilo que você quiser para si não deve desejar para os outros..." Portanto, o que você escreveu para seu sorteado, quem
vai executar é você!)

FESTA DO PUTZ-PUTZ

Definição de Putz Putz (batida da música eletrônica - é como a gente se refere à dance music). Uma noite dançante com bastante música mas só pode rolar dance music, música eletrônica, underground... Como se fosse uma boate.
Mas tem que ter jogo de luz, globo no teto do salão, fumacinha na pista, pouca iluminação pra destacar o jogo de luz e, é claro, o DJ. Pode ainda ter umas bebidas legais com guarda-chuva no copo, pulseirinhas de neon, aneis com pisca, óculos escuros...
Pra uma festa assim é fácil soltar a imaginação.

Fonte: http://www.cdof.com.br

FESTA DOS BARANGOS

Não importa quão fora de moda você esteja, basta ser barango...

Festa do Ridículo - Os convidados vão vestido da pior maneira possível e sem combinar nada com nada. Tipo saia de bolinha e blusa xadrez, com meia de bichinho , etc...
Vale caprichar também na maquiagem e nos acessórios. Concurso do mais feio com direito a desfile.

Fonte:http://www.cdof.com.br

FESTA BREGA

Discos de cantores antigos e novos, de vinil e é claro...pela parede. Vestem-se com roupas fora de moda, perucas, é muito divertido. Flores de plástico, papel, rapadura, jaca, carne louca, pão com salsicha, dá pra caprichar e fica uma delícia. Decoramos com galinha de plástico, bandejas de 1,99, aliás estas lojas são o must para este tipo de festa.

Contribuição: Catia Garcia - artista plástica - Alphaville - SP


Fonte: http://www.cdof.com.br

FESTA HAVAIANA

Lual, colares de flores, mini-saias, ula-ula, surf... tropical.. frutas...Linda festa !
Características principais do lual:
- deve ser feito em dia de lua cheia e de preferência no verão;
- se possível ao som de roda de violão, pandeiros e atabaques;
- roupas floridas, mini-saias, bustiês, camisões floridos, colares e corôas de flores, muiittttttttttas flores, palmeiras enfeitadas, coqueiros, tochas acesas;
- drinks tropicais com enfeites de frutas, muitassssss frutas e alimentos naturais;
- danças típicas em volta de uma fogueira como o ula-ula, no escuro e perto de água (piscina, mar ou lago);
e por aí vai...

Fonte: http://www.cdof.com.br

FESTA PUNK

Roupas negras, cabelos espetados, alfinetes e brincos pra todo lado...

Fonte: http://www.cdof.com.br

FESTA DO PIJAMA

Prontos pra dormir ! Eh eh.. calma lá.. a festa só tá começando... todos devem vestir suas pantufas, pijamas e camisolas comportadas.
Em épocas de inverno estas festas são uma ótima pedida e os convidados podem tomar pratos quentes como sopas, chás e chocolates quentes, pipocas, assistindo um bom telão e filmes do momento, jogando cartas e lendo estórias. Mas nada como uma boa pista de dança pra espantar o sono ! Vale até apagar as luzes e ter todos circulando com suas lanternas pela casa...

Fonte: http://www.cdof.com.br

FESTA DO BATOM

Todos os convidados devem comparecer usando batom de cor, os que nao tiverem não entram, inclusive os homens - Devem ser batons coloridos.

Contribuição: Kleiton - BH/MG


Fonte: http://www.cdof.com.br

FESTA DO CABELO COLORIDO

Todos os convidados devem comparecer com o cabelo colorido com tinta própria
para este fim, quem estiver com o cabelo normal não entra..

Contribuição: Kleiton - BH/MG

Fonte: http://www.cdof.com.br

FESTA DO TENIS

Todos os convidados só poderão participar da festa se vierem calçados com tênis. A roupa deverá ser toda esportiva, onde durante a festa haverá jogos recrativos e brincadeiras para todos participarem.
Obs: Fica muito interessante se a festa for ao ar livre e com espaço para trabalhar também com estafetas, mas também funciona em um salão de festas, dependendo das atividades que serão planejadas.

Contribuição: Cristiane Maria de Sousa Oliveira - Pará/Brasil

Fonte: http://www.cdof.com.br

FESTA DA PANTUFA

Os convidados deverão comparecer com pantufas com bichinhos. Para ficar mais engraçado podemos exigir que o convidados compareçam de pijama e bichinho de pelucia no colo.

Contribuição: Catia Tubino da Rocha -Rio Grande


Fonte: http://www.cdof.com.br

FESTA DO MENDIGO

Os convidados deverão comparecer maltrapilhos Imitandos mendigos.

Contribuição: Catia Tubino da Rocha -Rio Grande

Fonte: http://www.cdof.com.br

NOITE DO COLAR

Homens entram pagando entrada e adquirindo um colar para presentear a uma dama da festa, as damas não pagam entradas mas terão que conquistar o colar para sair, não conquistando pagarão suas saídas.

Contribuição: Washington Luiz Campos - BH/MG

Fonte: http://www.cdof.com.br

FESTA DOS MOTIVOS

Deve ser feito um mural onde todos os convidados devem escrever qual o motivo pelo qual ele vai festejar pode ser um motivo bom ou pode ser um motivo de raiva, desconsolo e assim vai, no final é muito divertido ler os motivos com a atenção de todos os convidados.

Contribuição: Risianey Fonseca Prudente - Aracaju-Sergipe

Fonte: http://www.cdof.com.br

FESTA JUNINA AO CONTRÁRIO

Homens devem vestir-se de mulher e as mulheres de homem. Cada um deve assumir seu papel inclusive nos passos da quadrilha. Mulheres dançam como cavalheiros e os homens fazem os passos das damas. Obs: Esse tipo de festa é bem engraçado porque na hora de se chamar certos passos como: _cavalheiro péga a dama, acontece de dar a maior confusão fazendo com que a festa fique bem animada !

Contribuição: Marcos Demir - BH

Fonte: http://www.cdof.com.br

FESTA DA PORCA E DO PARAFUSO

Nesta festa, na entrada os homens recebem um parafuso e as mulheres uma porca. O objetivo da brincadeira é encontrar o par que encaixa. É muito divertido, e paqueras podem começar aí.

Contribuição: Lidiane - Brasil

CDOF: sugerimos que os modelos de pares de porcas e parafusos sejam diferentes para facilitar e motivar a procura.

FESTA DO CADEADO

Todas meninas ganham um cadeado assim que entram na festa. Consequentemente, os meninos que forem entrando, ganham uma chave.
Aí cada um procura seu par equivalente. A festa vira uma festa mesmo !

Contribuição: Fernanda Regina Xineider - ourinhos - SP

Fonte: http://www.cdof.com.br

FESTA DO SINAL VERDE

Todos os que entram na festa recebem pulseiras das cores correspondentes ao seu "estado civil" LIVRE = pulseira verde
ENROLADO(a) = pulseira amarela
COMPROMETIDO(a)
= pulseira vermelha...
(O que vale é a brincadeira). Um super abraço!!!

Contribuição: Fernanda Regina Xineider - ourinhos - SP

Fonte: http://www.cdof.com.br

CHÁ DE BEBÊ

Preparativos

Chá de Bebê

Você já está no 7º ou 8º mês de gestação? Pois então, essa é a época ideal para realizar o chá de bebê e reunir os amigos e parentes para participar.

A intenção do chá de bebê, é de ajudar a futura mamãe a se equipar para esse início cheio de despesas, e ajudá-la emocionalmente nessa nova fase, pois é importante para ela, sentir os amigos por perto, participando dessa etapa de sua vida, mesmo que não seja seu primeiro filhinho.

O chá de bebê dispensa qualquer formalidade e o convite pode ser feito por telefone mesmo. Geralmente é realizado por uma amiga mais íntima da gestante onde, provavelmente, a maioria das pessoas que serão convidadas já a conhecem.

Se você e sua amiga quiserem optar pela distribuição do convite, o ideal é entregá-los com uma semana de antecedência, no mínimo.

O bom, é que o "chá de bebê" seja combinado para um final de semana, para que todos possam comparecer e, sempre, na parte da tarde. No dia, poderá ser servido sanduichinhos, uma torta salgada, bolo, sorvete, água, suco ou refrigerante e não pode faltar, pela tradição, pelo menos um tipo de chá. Você pode optar para, após uma hora da chegada dos convidados, servir o lanche, ou ainda para que todos fiquem mais à vontade, pode montar uma mesa ou aparador no ambiente, com tudo disposto em cima e deixar que as pessoas se sirvam como quiserem.

Quanto aos convites, quando houver mais de uma convidada que resida na mesma casa, como mãe e filha ou duas irmãs, por exemplo, não precisa haver constrangimento em pedir uma lembrança para cada uma, separadamente, só que aí, o mais correto, é pedir uma lembrança mais em conta para a segunda.

Outra regrinha que você deve seguir, é que no caso de optar por pedir nos convites roupinhas para o bebê também, deverá estar ciente que elas têm que ser simples, como no caso das blusinhas modelo pagão ou as calças (culotes), que hoje em dia são encontradas com preços bem acessíveis. Ao pedir roupinhas, você estará sempre correndo o risco de não gostar da cor ou do tecido e, nesse caso, não é delicado pedir para a pessoa trocar, pois muitas vezes ela comprou o que podia. Por isso, o ideal, é não pedir roupinhas, a não ser, é claro, que estejam realizando o chá para uma pessoa que não tem recurso algum e que tudo será dado pelos convidados, de comum acordo.

Não esqueça, que pode-se pedir também um mesmo item mais de uma vez, para pessoas diferentes. Não deixe de especificar nos convites ou pelo telefone, os tamanhos corretos das peças, que devem variar do recém nascido para o tamanho pequeno, e a cor desejada.

Abaixo, você verá uma lista completa. Use seu bom senso e tire ou acrescente da lista, aquilo que achar necessário, ou peça só aquilo que mais se aproxima das suas prioridades, pois não esqueça que terá que coordenar a lista com o número de convidados.

Lista de presentes

Álcool (70%) *
Algodão de bolinhas
Babador
Bonézinho ou chapéuzinho de tecido
Calça enxuta
Calça com pé de malha
Calça sem pé de malha
Camisa pagão de malha
Chupeta ortodôntica*
Chuquinha*
Cobertor
Colcha de piquê
Cortador de unha
Cotonetes
Creme para prevenção de assaduras
Escova de cabelo para bebê
Fita crepe
Fraldas de pano
Fraldas descartáveis
Gorrinho de lã
Lençol de berço c/ fronha (2 peças)
Lençol avulso
Lenços umedecidos*
Lixeirinha
Luvinha de malha
Macacão banho de sol, de malha
Macacão manga comprida
Macacão manga curta
Mamadeira para água*
Mamadeira para suco*
Mamadeira para leite*
Manta de linha
Manta de lã
Meia
Mordedor de borracha
Óleo para bebês*
Pente
Pratinho para frutinha
Sabonete neutro
Saboneteira
Sapatinho de linha
Sapatinho de lã
Tesourinha de unha
Termômetro para água
Termômetro comum
Toalha de banho com capuz (de plush ou atoalhada)
Toalha de fralda
Travesseiro

* Converse antes com o pediatra do seu filho sobre o uso desses itens.

Fonte:guiadobebe.uol.com.br

Propomos algumas brincadeiras interessantes para divertir os convidados:
1 - Brincadeira do barbante: Todos os convidados devem cortar um barbante (ou papel higiênico) com o exato comprimento que acham que seria a circunferência da barriga da mamãe (na altura do umbigo). E quem acertar, ou aproximar mais ganha um brinde ou algo interessante. CDOF
2 - Brincadeira da fotografia: Todos os participantes devem ser avisados para trazer uma foto de si quando tinha 1 ano ou de bebê. Durante a festa todas as fotos são embaralhadas e a mamãe deve tentar adivinhar quem é quem . Se ela erra vai pagando "mico" ou prendas de cada um. CDOF
3 - A brincadeira mais tradicional dos chás-de-bebê é aquela em que antes de abrir os presentes ela tenta adivinhar o que é. Sacode, aperta, vira, desvira e arrisca um palpite. Para incrementar um pouquinho esse jogo as convidadas podem escrever um bilhetinho no presente sem assinar. Através das mensagens a gestante tem que descobrir quem deu cada presente. Se errar, a amiga que presenteou pode dar uma "prenda" pra ela. Ex: As amigas podem pedir para ela trocar a fralda de uma boneca, cantar uma canção de ninar ou imitar personagens de desenhos e filmes infantis. Algumas pessoas também costumam desenhar um bebê com batom na barriga da grávida. A cada erro nos chutes dos presentes mais uma parte do corpinho é desenhada. Fonte:guiadobebe.uol.com.br
4- Para ter uma linda recordação do chá, uma idéia legal é espalhar pela festa cartolinas, lápis e canetas coloridas para que todos possam deixar recados e desenhos para o bebê que está chegando. Fonte:guiadobebe.uol.com.br
5 - Esse jogo é como o da "batata quente", uma caixa contendo um fraldão com alfinete (de bebê) com flores enfeitadas, bem exagerado, é embrulhado com muitos papeis. E ao sinal de música todos devem passar a caixa. Quando a música parar a pessoa que ficar com a caixa tira um papel. Esse jogo é bem engraçado e como os participantes são avisados sobre o conteúdo ninguém quer ficar com ele no final. Quem abrir o último embrulho da caixa deve usar a fralda pelo resto da festa. É muito animado !
6 - Baby Bingo -pegue um pedaço de papel e divida em 9 quadrados, o quadrado do meio deve estar escrito bebê, tire xerox e dê para cada participante da festa. Dê para cada participante uma caneta. Cada um deve escrever antes da mamãe abrir os presentes em cada quadrado o que ela vai receber de presente primeiro (específico). A cada abertura de presente que coincidir com a cartela do participante ele deve colocar um x. Ganha o bingo quem encher a cartela primeiro ou se tiver difícil, pode ser combinado uma carreira. O ganhador deve gritar baby bingo. E ganha algum prêmio.
7 - Vestindo a roupinha: Compre um polvo vivo de bom tamanho e vá colocando, sem machucar a criatura, nesta ordem: fraldas, macaquinho, blusinha, calça, sapatinhos, casaquinho e touquinha. Não é permitido amarrar nenhum dos membros.
8 - Comendo sopinha: Faça um buraquinho num melão, pendure-o no teto com um barbante comprido e balance-o vigorosamente. Agora tente enfiar a colherinha com a sopa no buraquinho. Continue até ter enfiado pelo menos metade da sopa. Não é permitido gritar. Limpe o melão, limpe o chão, limpe as paredes, limpe o teto, limpe os móveis à volta.

Ou se preferir chame uma empresa de animação de festas para animar o seu chá de bebê.